terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Confeccionando a Placa

Concluído e testado o circuito analógico leitor RFID, devemos então construir a placa para termos algo de fácil e seguro manuseio e utilização, afim também de acabar com possiveis mau contatos dos componentes:

1. Através do CAD Eagle montamos o esquemático do circuito(imagem 1)
Imagem 1

2. Organizar o layout e as trilhas (imagem 2)

Imagem 2

3. Transferir o Layout para a placa e corroer (imagem 3) ( imagem 4)

4. Perfurar e soldar os componentes (imagem 5) (imagem 6)

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Decodificando Code Manchester

Existem diversas meios para se decodificar um código, dependendo também do tipo de código, no nosso caso particular, pretendemos através de um PIC, utilizar alguns de seus recursos, e implementar o decodificador manchester através dele. Porém, requer mais conhecimento de programação e sobre o PIC.

Como dito acima, existem diversos meios, um deles é através da programação pelo PIC. E outra seria se utilizássemos um circuito integrado que já decodifica o sinal. O CI HD-6409 ou o HD-15530

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Conhecendo o nosso dado em código Manchester

Antes de decodificar os dados devemos saber como ele foi codificado, qual o formato e o tamanho dele. Para isso vamos estudar o codificador, o CI que envia o nosso sinal de dados da tag para o leitor, e como ele faz isso.
O CI, ou inlay, circuito acoplado circuito integrado e antena/indutor de cartões RFID, presente nos tag's que estamos usando, Cartão de proximidade Clamshell - IDEX, cartão de proximidade PVC IDEX, é o EM4100.

EM4100 possui três tipos de codificação, Manchester, biphase e PSK, como indica o datasheet do mesmo indicado no link abaixo:
http://pdf1.alldatasheet.com/datasheet-pdf/view/154654/EMMICRO/EM4100.html

Nós usaremos o método Manchester para decodificar.

Destacando algumas informações importantes sobre o EM4100

  • Envia 1 bit a cada 64 ciclos da portadora - funciona com razão do clock da portadora por 64 
  • Memória de 64 bits dos quais:
    •  9 bits de cabeçalho com nível logico 1;
    • 10 bit de linha de paridade(P0-P9);
    • 4 bits de coluna de paridade(PC0-PC3);
    • 40 bits de dados(D00-D93);
    • 1 bit de stop com nivel 0;

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Código Manchester




Codificador e decodificador de código Manchester através do PIC16f876(em espanhol e não garante funcionamento):

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Um pouco sobre PIC

Nada melhor para aprender sobre um PIC do que o seu prorpio datasheet. Ele é a base para quem deseja utilizar um desses em seu projeto: http://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/40044F.pdf


Cconhecendo um pouco sobre o geral do PIC:  http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Microcontrolador_PIC_teoria_1.htm


Um pouco mais sobre PIC:  http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/Microcontroladores_PIC.htm

Comunicação Serial - RS232

Visão geral sobre comunicação serial: http://www.capriconsultorios.com/Aula4-Comun_serial.pdf

Neste site temos informações bem interessantes e uteis para começar a usar a comunicação serial, e sobre como faze-lo com o PIC16F628.Tem tambem um exemplo de teste para comunicação serial PIC, com esquemático e código fonte em assembley.
 http://www.arnerobotics.com.br/eletronica/comunicacao_rs232_PIC.htm

terça-feira, 4 de outubro de 2011

PIC ou Arduino?

O Arduino é uma placa fabricada industrialmente, que possue varias funções e bibliotecas pré instaladas, o que facilita muito o seu uso, também por causa da linguagem simples bem parecida com 'C/C++', e sua arquitetura bem intuitiva.
Resumindo ele tem certa universalidade, pois possibilita realizar qualquer projeto com ele, mas como nada  é tão perfeito assim, em alguns casos necessita de adaptações específicas.
A etapa seguinte do projeto do leitor RFID é decodificar o código manchester demodulado do cartão, ou tag, transmitindo os para o PC através de comunicação serial. O Arduino possui funções de comunicação serial, mas para comunicar com o PC necessita de uma interface,como mostra a figura abaixo, pois os níveis de tensão não compatíveis, entre o Arduino e a porta serial DB9 do PC.

Detalhes sobre a comunicação serial Arduino/PC AQUI.

Arduino e interface de comunicação serial com o PC
fio verde TX - fio azul RX -  fio preto TERRA


Por precisar fabricar essa interface a mais da placa do Arduino, nós não iremos utilizados. Opitamos por fazer o sistema programado do circuito com o PIC.
O sistema programado consiste comunicação com o PC via porta serial, gerar onda quadrada de 125khz para a portadora do sinal, e decodificação manchester dos dados do cartao, ja demodulados da tag.

Concluindo... Vamos usar o PIC!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

RFID - Diário de pesquisa - Projeto


Em poucas palavras e de modo grosseiro a eletrônica digital, um leitor de RFID é um leitor que identifica a aproximação de uma tag(cartao ou etiqueta RFID), e lê os dados que ele lhe envia através de comunicação via Radio Frequencia.

Aqui vamos descrever como anda o progresso do projeto, descrever o passo a passo e o porquê de cada ação feita ou desfeita.



O estagio atual do projeto é que temos o leitor, que gera um campo eletromagnético, de mais ou menos 10cm, que alimenta o circuito integrado que há no cartao, o inlay, e que através disso envia os dados para o leitor, agindo sobre a portadora de 125khz.Percebendo as alterações na portadora sabemos que o cartão está enviando seus dados continuamente. Então nós excluimos a portadora, para tratarmos apenas os dados, embora nós ainda não sabemos ques dados são esses pois eles estão codificados, com um circuito simples detetor de envoltória e um filtro DC, e por final a parte analógica, um filtro passa-baixa, como indica a figura1.



 figura1-Leitor RFID esquematico


Atualmente estamos estudando meios para decodificar o  código do tag. A principios vamos escolher entre o Arduino ou o PIC 16Fxx, após uma análise de funções que facilitam a decodificação e a comunicação dos dados recebidos do tag pelo circuito acima.

sábado, 1 de outubro de 2011

iniciando um blog

Este blog tem como objetivo expor a todos que gostam da área eletrônica, que estudam, que tem disso um hobby, ou ate mesmo pra quem gosta de usar e quer saber um pouco mais sobre como funcionam essas coisas do nosso dia-a-dia.