terça-feira, 4 de outubro de 2011

PIC ou Arduino?

O Arduino é uma placa fabricada industrialmente, que possue varias funções e bibliotecas pré instaladas, o que facilita muito o seu uso, também por causa da linguagem simples bem parecida com 'C/C++', e sua arquitetura bem intuitiva.
Resumindo ele tem certa universalidade, pois possibilita realizar qualquer projeto com ele, mas como nada  é tão perfeito assim, em alguns casos necessita de adaptações específicas.
A etapa seguinte do projeto do leitor RFID é decodificar o código manchester demodulado do cartão, ou tag, transmitindo os para o PC através de comunicação serial. O Arduino possui funções de comunicação serial, mas para comunicar com o PC necessita de uma interface,como mostra a figura abaixo, pois os níveis de tensão não compatíveis, entre o Arduino e a porta serial DB9 do PC.

Detalhes sobre a comunicação serial Arduino/PC AQUI.

Arduino e interface de comunicação serial com o PC
fio verde TX - fio azul RX -  fio preto TERRA


Por precisar fabricar essa interface a mais da placa do Arduino, nós não iremos utilizados. Opitamos por fazer o sistema programado do circuito com o PIC.
O sistema programado consiste comunicação com o PC via porta serial, gerar onda quadrada de 125khz para a portadora do sinal, e decodificação manchester dos dados do cartao, ja demodulados da tag.

Concluindo... Vamos usar o PIC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário